Enquadrado nas atividades do Plano Estratégico do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), e alinhado com uma das missões do INSP em coordenar as políticas de promoção da saúde numa perspetiva multissetorial e assegurando as funções essenciais de saúde pública em Cabo Verde, o Departamento de Promoção de Saúde do INSP, realiza ação de capacitação sobre o tema “Comunicação de risco e engajamento comunitário” na Universidade de Cabo Verde.
A formação, direcionada aos alunos do curso de enfermagem do Polo da Praia, teve como finalidade demonstrar ao público-alvo o papel de comunicação de risco e do engajamento comunitário na gestão das situações emergências sanitárias.
Deste modo, foi analisado a importância da comunicação de risco no dia a dia, ademais as estratégias e os princípios básicos que norteiam a comunicação de risco. Por outra, lado discorreu-se sobre os procedimentos necessários para promover o envolvimento e engajamento comunitário e a gestão dos rumores.
O INSP, agradece pelo convite e mostra-se sempre aberto junto das instituições em abordar mais sobre a comunicação de risco como forma da população cabo-verdiana estar atendo e preparado as eventualidades que põem em risco a perda de vida humanas.