No âmbito das atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente a 31 de maio, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com a Universidade Jean Piage de Cabo Verdet, realizaram na última terça-feira, 20 de maio, o seminário “Tabaco e Cancro”, que reuniu membros daquela comunidade académica na cidade da Praia e especialistas em saúde pública para debater os riscos do tabagismo e as suas implicações na saúde, com enfoque especial na prevenção do cancro.
A sessão de abertura contou com a presença do membro do Conselho Diretivo do INSP, Doutor. Hélio Rocha, da Secretária Executiva da CCAD, Dra. Raquel Lopes, e do médico do departamento de Promoção da Saúde do INSP, Dr. Pedro Santos.
No seu discurso de abertura, o Doutor Hélio Rocha sublinhou a importância de fortalecer as ações de sensibilização, especialmente junto aos jovens, face ao aumento do consumo dos produtos do tabaco e das estratégias agressivas de marketing da indústria tabaqueira.
Já na sua apresentação, a Dra. Raquel Lopes alertou para o crescente investimento da indústria do tabaco em estratégias publicitárias sofisticadas e apelativas, incluindo sabores atrativos, design inovador e produtos emergentes como os cigarros eletrónicos e bolsas de nicotina, dirigidos sobretudo aos mais jovens. A responsável destacou ainda a necessidade urgente de desvendar essas táticas e reforçar políticas públicas eficazes para travar o avanço do tabagismo.
Por sua vez, o médico do INSP, Dr. Pedro Santos, abordou a relação direta entre o consumo de tabaco e o surgimento de diversos tipos de cancro, nomeadamente do pulmão, boca, faringe, esôfago, estômago e bexiga, entre outros.
O evento contou com uma expressiva participação da comunidade académica da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, que contribuiu ativamente para o debate, ao demonstrarem o interesse e compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas ao consumo do tabaco.
A realização deste seminário insere-se no conjunto de ações desenvolvidas pelo INSP e seus parceiros para marcar o “2025 – Ano do Cancro” e reforçar o compromisso nacional com a redução dos fatores de risco e a promoção de estilos de vida saudáveis.