O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou nesta quarta-feira, 1 de outubro de 2025, na cidade da Praia, o atelier de socialização do Plano Nacional de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário (PN-CREC). A iniciativa reuniu autoridades nacionais, parceiros estratégicos e representantes comunitários, num momento considerado determinante para reforçar o compromisso político e institucional em prol da saúde pública em Cabo Verde.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Representante Residente do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Dr. David Matern, e da Presidente do Conselho Diretivo do INSP, Doutora Maria da Luz Lima Mendonça, que destacaram a importância da comunicação de risco como ferramenta essencial na resposta a emergências de saúde pública.
O evento seguiu-se com a apresentação do Plano Nacional de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário, feita pelo Membro do Conselho Diretivo do INSP, Doutor Hélio Rocha, que abordou o contexto e a justificativa do documento, a sua estrutura, os objetivos estratégicos e as áreas prioritárias. No mesmo painel, Rocha apresentou ainda a abordagem nacional sobre Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário, e sublinhou as principais estratégias de comunicação e o papel das comunidades e dos parceiros na implementação do Plano.
O evento prosseguiu com uma discussão plenária, que proporcionou um espaço aberto para perguntas, comentários e sugestões dos participantes, para um diálogo enriquecedor em torno da temática. Posteriormente, apresentou-se a síntese dos pontos-chave e recomendações resultantes dos debates.
O encerramento esteve a cargo da Presidente do INSP, e da Diretora Nacional da Saúde em substituição, Dra. Yorleydes Rosabal, que reforçaram o compromisso em continuar a trabalhar para o fortalecimento da resiliência do país perante emergências sanitárias.
De referir que o Plano Nacional de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário contou com o apoio da UNICEF e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que reforça o alinhamento de Cabo Verde com as melhores práticas internacionais em saúde pública.