logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Dia Mundial de Luta contra o Paludismo

Assinala-se no 25 de Abril, o Dia Mundial de Luta contra o Paludismo, este ano sob o lema “PRONTO PARA DERROTAR O PALUDISMO” cujo o objetivo é destacar os avanços realizados e refletir a visão de um mundo sem paludismo, conforme o estabelecido na “Estratégia técnica mundial contra o Paludismo- 2016-2030, e, comprometer com a continuidade das intervenções e medidas para acelerar os progressos contra esta enfermidade.

O Paludismo é uma doença curável e com um grande potencial preventivo. Porém, apesar de ser uma doença que pode ser evitada e dos progressos significativos alcançados na luta contra a enfermidade, a verdade é que o paludismo continua a ser um fardo para muitos países.

Cabo Verde tem conseguido avanços importantes em matéria de luta contra o paludismo estando numa fase avançada rumo ao processo de eliminação, que atende os objetivos traçados pela política nacional de saúde (em que se estabelece como meta a eliminação do paludismo no horizonte de 2020). Esta fase tem exigido do Estado e da população esforços importantes no diagnóstico e tratamento da doença e no controlo do mosquito vetor. 

Neste âmbito e na sequência do Dia Mundial de Luta contra o Paludismo, o Ministério da Saúde – PNLP, INSP, Delegacia de Saúde da Praia e o CCS-SIDA, realiza uma Feira de Saúde, na comunidade da Várzea, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos do paludismo, incentivando os métodos preventivos da doença.

A Feira de Saúde terá lugar nesta quarta-feira, 25 de abril, das 9 h às 13 h, na Várzea, rua pedonal.

POSTER Luta mundial l contra paludismo 02