logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Como controlar os fatores de risco e proteger seu Coração

Criado pela Federação Mundial do Coração, o Dia Mundial do Coração informa as pessoas em todo o mundo que a doença cardiovascular (DCV), incluindo doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, é a principal causa mundial de morte que reivindica 17,5 milhões de vidas por ano e destaca as ações que os indivíduos podem tomar para prevenir e controlar DCV. O objetivo é impulsionar as ações para educar as pessoas, ao controlar fatores de risco como o uso do tabaco, dieta insalubre e inatividade física, pelo menos 80% das mortes prematuras por doença cardíaca e acidente vascular cerebral podem ser evitadas.

O Dia Mundial do Coração é uma campanha global durante a qual indivíduos, famílias, comunidades e governos em todo o mundo participam de atividades para se encarregar da saúde do coração e dos outros. Através desta campanha, a Federação Mundial do Coração une pessoas de todos os países e origens na luta contra o fardo DCV, e inspira e dirige internacionalmente.

Como controlar esses fatores de risco e proteger seu coração?

Fique ativo

30 minutos de atividade física por dia podem ajudar a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Ser ativo também é uma ótima maneira de aliviar o estresse e controlar seu peso, que são ambos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Pare de fumar e proteja-se do tabaco

Se você parar de fumar, seu risco de doença cardíaca coronária será reduzido para metade dentro de um ano e retornará a um nível normal ao longo do tempo. Evite ambientes cheios de fumaça: a exposição ao fumo de segunda mão aumenta significativamente o risco de ataque cardíaco.

Alimentação saudável

Coma muitas frutas e vegetais frescos, uma variedade de produtos de grãos inteiros, carne magra, peixe, ervilhas, feijão, lentilhas e alimentos com poucas gorduras saturadas. Desconfie dos alimentos processados, que muitas vezes contêm altos níveis de sal. Tente evitar beber álcool ou se beber, certifique-se de que está com moderação. Beba muita água!

Mantenha um peso saudável

Manter um peso saudável e limitar a ingestão de sal ajudará a controlar sua pressão arterial e reduzirá seu risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Uma boa maneira de acompanhar um peso saudável é controlar o seu IMC (índice de massa corporal), que é uma medida da quantidade de gordura corporal em uma pessoa com base na altura ou no peso. Para calcular o seu IMC, você divide seu peso (em quilogramas) pela sua altura quadrada (em metros). Um adulto saudável deve manter seu IMC entre 18,5 e 24,9 kg / m

Conheça seus números

Tenha a sua pressão arterial, colesterol e níveis de glicose verificados regularmente. A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para AVC e um fator importante para aproximadamente metade de todas as doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Altos níveis de colesterol no sangue e glicose também podem colocá-lo em maior risco.

Conheça os sinais de alerta

Conheça os sinais de alerta: quanto mais cedo for identificada, maiores serão as chances de uma recuperação completa.

Cuide com cuidado sua medicação

Siga a medicação que o seu médico lhe prescreveu e certifique-se de manter seu regimento.

Observar

Acompanhe suas realizações e progressos: sinta-se orgulhoso do que você faz pela sua própria saúde e a da sua família.

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. No Dia Mundial do Coração, compartilhe como você alimenta seu coração e inspira milhões de pessoas em todo o mundo a serem saudáveis para o coração.

Cartaz A3 FINAL 01