logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Cooperação Técnica

Em matéria Cooperação o estatuto do INSP, estipula que a instituição deve desenvolver ações de cooperação técnico-científica com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, no âmbito das suas atribuições;

No exercício das suas atribuições, o INSP atua em estreita articulação com os serviços centrais, descentralizados e autónomos do Ministério de Saúde e dos demais departamentos governamentais com áreas de atuação conexas.

O INSP ainda deve cooperar, nos termos da legislação em vigor, com todas as entidades, públicas e privadas, que tenham intervenções relevantes na área da saúde e sejam detentoras de elementos suscetíveis de contribuir para o conhecimento e a melhoria do estado de saúde da população.

 

Protocolo de Cooperação

Vigência:

 17/04/2017 a tempo indeterminado

Contraparte:

 Instituto Nacional de Estatística

Principais objetivos:

 1. Pelo presente Protocolo o INSP e o INE estabelecem as bases para uma relação de cooperação mútua no domínio de recolha, tratamento  e partilha de dados estatísticos, de documentação específica, promoção da investigação na área da saúde e formação.

 2. A colaboração entre as duas instituições visa promover, nomeadamente:

  1. O desenvolvimento de ações conjuntas em diversas áreas de interesse mútuo, especificamente na realização e participação em estudos e inquéritos, e sistema de informação geográfica em saúde;
    1.  O desenvolvimento de projetos de formação de recursos humanos;
    2.  A produção, análise, disseminação e utilização científica da informação estatística;
    3.  O desenvolvimento de projetos de investigação científica, cujos resultados podem influenciar no processo decisório de instituições públicas e privadas.