logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Dia Mundial do Dador de Sangue

Todos os anos, no dia 14 de junho, o mundo assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue. O tema da campanha deste ano, segundo a OMS é, a doação de sangue como ação solidária. Destaca os valores humanos fundamentais do altruísmo, respeito, empatia e gentileza que sublinham e sustentam os sistemas voluntários de doação de sangue não remunerado. O slogan "ESTEJA DISPONIVEL PARA QUEM PRECISA. DÊ SANGUE, PARTILHE VIDAS", foi escolhido para chamar a atenção para os papéis que os sistemas de doação voluntária desempenham, encorajando as pessoas a cuidarem umas das outras e gerando laços sociais e uma comunidade solidaria.

A transfusão de sangue ajuda a salvar milhões de vidas todos os anos. Pode ajudar pacientes que sofrem de condições de risco de vida a ter maior qualidade de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Ele também tem um papel essencial e salvador de vidas na assistência materna e infantil e na resposta a desastres naturais e provocados pelo homem.

A transfusão sanguínea é um método terapêutico imprescindível. No entanto, o sangue pode ser veículo de transmissão de doenças infeciosas graves, muitas vezes fatais. Por isso, os serviços de sangue primam por sensibilizar e recrutar um número suficiente de dadores voluntários não remunerados para garantir sangue suficiente, de qualidade e seguro.

A campanha deste ano, tem como objetivo celebrar e agradecer a quem doa sangue e encorajar aqueles que que ainda não tem doado sangue para começar a doar; sensibilizar a população sobre a doação de sangue, como uma ação altruísta que beneficia toda a sociedade e que a oferta adequada ano só pode ser assegurada através da doação regular de dadores de sangue voluntários e não remunerados.

As atividades alusivas a este dia podem incluir eventos comemorativos, reuniões, publicação de histórias relevantes, conferências científicas, publicação de artigos em revistas científicas nacionais, regionais e internacionais, e outras atividades que ajudariam na promoção do tema do Dia Mundial do Dador de Sangue.

Em Cabo Verde, várias atividades estão a ser programadas por essa ocasião pela Direção Nacional de Saúde através do Programa Nacional de Segurança Transfusional em parceria com Instituto Nacional de Saúde Pública, os hospitais centrais e regionais do país e outros parceiros, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a importância da dádiva benévola e regular de sangue, saudar e agradecer os dadores, incentivando-os a dar sangue regularmente e, recrutar novos dadores, principalmente, a nível de instituições de ensino.

A nível nacional existem seis (6) bancos de sangue, nomeadamente Bancos de sangue dos hospitais centrais Agostinho Neto e Baptista de Sousa, e hospitais Regionais Santa Rita Vieira, João Morais, São Francisco de Asis e Ramiro Figueira.

Banner 25m X1m