logo insp copy

pesquisa
ptenfr

1ª Conferência Intervenção Precoce em Cabo Verde

O Centro de Intervenção Precoce e Reabilitação - Crescer Especial realiza amanhã sexta feira, 15, na Uni-CV campus Palmarejo, a 1ª Conferência Intervenção Precoce em Cabo Verde sob o lema “conhecer cedo, para intervir melhor.”

Esta Conferência que conta com a parceria de várias instituições, entre os quais, o Ministério da Saúde e da Segurança Social e o Instituto Nacional de Saúde Pública, enquadra-se no âmbito da comemoração ao Dia Internacional da Criança Africana que se assinala no próximo dia 16 de Junho.

A atividade prevê a participação de diversos conferencistas, sendo dois internacionais com experiência na área de Intervenção Precoce e os nacionais com intervenção direta com grupo alvo.

A Conferência tem como objetivo adquirir/reforçar competências teórico-práticas no domínio da Intervenção Precoce. Destina-se aos profissionais da educação, saúde, área social, famílias, pais e encarregados de educação e espera-se a participação de dezenas de intervenientes.

Esta iniciativa visa ainda contribuir para dar resposta as necessidades do país em matéria de Intervenção Precoce, que atua essencialmente nos casos de crianças com risco de atraso grave de desenvolvimento e não só, crianças com deficiência, crianças com necessidades educativas especiais, familiares entre outros.

A oportunidade das crianças em situação de vulnerabilidade, demostrarem suas capacidades, aprenderem a aprender e potencializar o seu desenvolvimento, exige que os próprios educadores/professores/pais estejam capacitados neste domínio. Assim pode-se assegurar a proteção dos direitos das crianças e direito das pessoas com deficiência, conforme a convecção Internacional, retificados por Cabo Verde.

A Intervenção Precoce é uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante ações de natureza preventiva e de habilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da ação social.

 

BANNER EVENTO FB