logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Equipa de INSP apresenta Observatório Nacional de Saúde na Região Sanitária Fogo-Brava

Com vista a recolher subsídios para o fortalecimento do Observatório Nacional de Saúde e consequentemente do Sistema Nacional de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública realizou, na   última quarta-feira, 11 de julho, na cidade de São Filipe, Fogo, uma sessão de apresentação do Observatório Nacional de Saúde.

 Depois da sua apresentação pública, na cidade da Praia, em março deste ano, o objetivo neste momento do INSP é promover a divulgação do Observatório Nacional de Saúde, nas diferentes regiões sanitárias do país, junto dos profissionais da saúde, universitários, investigadores e técnicos de instituições parceiras nesta meteria. Desta foi a vez dos profissionais da Região Sanitária Fogo-Brava, receberem esta sessão de apresentação do Observatório Nacional de Saúde. Uma iniciativa que consideraram de estrema importância para no sector da saúde.

O Observatório Nacional de Saúde (ONS) vem contribuir para a democratização do Sistema de Informação Sanitária, em particular, as estatísticas de saúde, promovendo a interface entre estes e o território onde os eventos de saúde pública ocorrem. Visa, também, através da distribuição espacial da informação estatística, identificar os ganhos e possíveis brechas (gaps) e iniquidades existentes entre as diferentes divisões administrativas territoriais do país e subsidiar assim, medidas de politicas públicas de saúde.