logo insp copy

pesquisa
ptenfr

Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde visita Instituto Ricardo Jorge

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), Maria da Luz Lima, efetuou, dia 28 de setembro, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, onde foi recebida pelo seu homólogo Fernando de Almeida. O encontro serviu para a nova presidente do INSP conhecer um pouco melhor a atividade desenvolvida pelo Instituto Ricardo Jorge e abordar temas relacionados com a cooperação entre as duas instituições congéneres.

Reforçar a capacidade do INSP em áreas do diagnóstico laboratorial e biossegurança em doenças infeciosas, promoção da literacia em saúde, epidemiologia e observação em saúde são algumas das áreas onde as duas instituições têm vindo a colaborar. Neste sentido, o Instituto Ricardo Jorge e o INSP assinaram, em janeiro deste ano, um protocolo de cooperação técnica em áreas relacionadas à saúde, nomeadamente de investigação, ensino, divulgação científica, desenvolvimento tecnológico e vigilância epidemiológica, entre outras.

O INSP foi criado pelo Governo de Cabo Verde, em 2014, com a missão de gerar, desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a saúde e os seus determinantes, visando o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria do próprio sistema num contexto multissetorial e pluridisciplinar. O atual conselho de administração, presidido por Maria da Luz Lima, tomou posse em agosto de 2018.

MariaLuzMendonca

Licenciada em Medicina e especialista em Saúde Pública, Maria da Luz Lima ocupava, desde 2016, o cargo diretora nacional da Saúde. Antes disso, a  nova presidente do INSP desempenhou também funções na Delegacia de Saúde da Praia, na planificação de atividades da entidade, tendo sido ainda diretora do Programa Nacional da Tuberculose e Lepra, bem como diretora de vários centros de saúde.

fonte: http://www.insa.min-saude.pt/presidente-do-instituto-nacional-de-saude-publica-de-cabo-verde-visita-instituto-ricardo-jorge-3/