logo insp copy

pesquisa
ptenfr

O Projecto Websig –Saúde

Localizacao2

Os Sistemas de Informação em Saúde são ferramentas que reúnem, guardam, processam e facultam informações sobre a saúde, que devem ser úteis e estarem acessível àqueles que delas necessitam. Um sistema de informação é uma combinação de procedimentos, informação e vários recursos com o objetivo de desenvolver um sistema de saúde mais eficiente para dar respostas às necessidades da população nesta matéria. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)[1], o investimento no sistema de informação representa uma aposta importante, visto que, possibilita a tomada de decisões com base em evidências, auxilia no controlo e deteção de problemas de saúde endémicos, na monitorização de progressos e metas pré-estabelecidos e na promoção da equidade e da qualidade dos serviços.

Particularmente tratando do sistema de informação geográfica em saúde (SIG - Saúde), este permite fazer uma análise espacial de eventos relacionados à saúde, incluindo os relacionados com as condições e os determinantes da saúde, entender os contextos geográficos nos estudos epidemiológicos, associar as tecnologias de informação geográfica ás informações e dados estatísticos da saúde e disponibilizar informações dinâmicas aos utilizadores e investigadores, entre outros, para trabalhos de pesquisa e análise espacial dos mesmos.

Cabo Verde ainda não dispõe de um SIG – Saúde. Neste contexto, e tendo em conta as suas atribuições em matéria de informação, comunicação e vigilância, com particular enfoque nas atribuições do Observatório Nacional da Saúde, torna-se relevante que o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), promova e desenvolva o SIG-Saúde.

O Decreto Regulamentar nº 23/2014 de 10 de Junho, publicado no BO I Serie nº 38, estabelece que, para a implementação do Observatório Nacional da Saúde, o INSP deverá trabalhar em estreita colaboração com outras Instituições, em matéria de análise da situação de saúde da população, análises temáticas abrangendo os principais problemas de saúde pública do país e dos seus determinantes bem como à análise dos aspetos relacionados com o acesso, a utilização e a cobertura dos serviços de saúde.

Assim enquadra-se o projeto Websig - Saúde como uma das prioridades do Instituto Nacional de Saúde Pública, o qual pretende implementar em parceria com várias instituições designadamente, Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), todas consideradas partes importantes neste processo.

O projeto Websig – Saúde propõe a georreferenciação de dados e informações estatísticas, criando assim uma plataforma tecnológica interativa de gestão de indicadores de saúde


[1] WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Sistemas de Informação em Saúde, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_em_sa%C3%BAde, (data da consulta: Novembro de 2016).