Mesa-redonda do INSP debate desafios e avanços no combate às Doenças Tropicais Negligenciadas em Cabo Verde

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) assinalou, nesta sexta-feira, 30 de janeiro, o Dia Mundial da Luta contra as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) com a realização de uma mesa-redonda dedicada à reflexão e ao debate sobre estas patologias que afetam, sobretudo, populações em situação de maior vulnerabilidade.

O encontro decorreu na Sala de Reuniões do INSP, em Chã de Areia, e reuniu técnicos e profissionais da área da saúde, num espaço de diálogo orientado para a análise da situação das DTNs em Cabo Verde, os desafios persistentes e as estratégias de prevenção e controlo.

A mesa-redonda contou com intervenções temáticas do Dr. Wilson Carvalho Correia, que abordou a situação das Doenças Tropicais Negligenciadas em Cabo Verde, e destacou os avanços alcançados e os desafios ainda existentes; da Dra. Argentina Fortes, que refletiu sobre os determinantes sociais, ambientais e os riscos associados às DTNs; e da Enfermeira Deise Furtado, que sublinhou a importância da prevenção, da comunicação comunitária e do envolvimento social no combate a estas doenças.

A iniciativa culminou com um momento de debate e apresentação de recomendações, para reforçar o compromisso do INSP com a promoção da saúde pública, a equidade em saúde e o fortalecimento das ações de prevenção junto das comunidades.

Outras Relacionados

DiaMundial_DTNIMG_1990
Apresentação_ResultadosIMG_1898
Visita_UnicefIMG_1846
Empossamento_CC_2026IMG_1729