𝐂𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐛𝐢𝐨𝐬𝐬𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐞 𝐛𝐢𝐨𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨

Considerando que os profissionais de apoio operacional desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento das estruturas de saúde onde exercem as suas funções, o INSP no quadro das estratégias, o INSP promoveu durante 3 dias, uma formação de biossegurança e bioproteção, ministrada pela Dra. Leidiza Tavares, ponto focal da biossegurança no INSP.
Participaram cerca de 7 colaboradores, e o momento serviu para abordar questões pertinentes nomeadamente, a limpeza e higienização dos espaços, equipamentos, transladação das amostras biológicas e como efetuar a recolha dos resíduos hospitalares.
A formadora explicou que é fundamental que estes estejam corretamente preparados para desempenhar as suas funções de forma consciente e com forte enfoque na segurança, minimizando os riscos de acidentes (biológicos, químicos, físicos, ergonômicos).
De uma forma geral, a sua apresentação mostrou que a questão da Biossegurança é a preocupação mundial, e está iniciativa serve para garantir que os técnicos do INSP estejam munidos de conhecimentos sobre este assunto.
Realça-se que a organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a biossegurança é fundamental para a segurança dos profissionais de saúde, a nível mundial. É da extrema importância capacitar todos os profissionais de saúde na área de biossegurança e bioproteção, visando fortalecer um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e ambiental.
Assim, acarreta na prevenção da biossegurança contribuir para o aperfeiçoamento técnico nas diferentes áreas, sobretudo, como forma de promover a saúde.

Outras Relacionados

CapacitaçãoJovensIMG_7412
Abertura 5
Dia Mundial luta contra o cancro da mamaIMG_6894
Dia Mundial do AVCIMG_6877