A sessão teve o lugar no Auditório da unidade orgânica do ISECMAR – Instituto de Engenharias e Ciências do Mar, foi ministrada pelo Médico-Psiquiatra, Doutor Aristides da Luz e Dra. Hermínia Carvalho, responsável pelo Gabinete de Ação Social da UTA e contou com a presença da Dra. Nádia da Luz, em representação do Instituto Nacional de Saúde Pública.
O Doutor Aristides da Luz entende que “as perturbações/transtornos mentais podem acontecer com qualquer pessoa (1 em cada 4 pessoas sofre de transtorno mental). Referiu que existe várias perturbações mentais e apontou algumas medidas e atitudes que cada pessoa poderá adotar em caso próprio, ou de um familiar ou amigo que venha a sofrer das situações apresentadas.
De uma forma geral, a iniciativa serviu para instar os participantes no combate e eliminação do estigma social existente sobre as pessoas que sofrem destas condições e que, em algumas situações, recusam proceder a terapia de tratamento. Ainda referiu que as mesmas não podem ser vistas como assunção de incapacidade.
O INSP, retribui o agradecimento pelo convite formulado e mostra-se disponível em promover iniciativas do género, como forma da sociedade cabo-verdiana estar mais informada sobre a questão da saúde mental.