Priscilleyne Reis (CIEVS), nos trouxe sobre as principais ferramentas e modelos usados na vigilância em saúde no Distrito Federal;
Moses Bamutura, Data Manager do CDC África, falou conosco diretamente de Adis Abebba na Etiópia sobre os principais frameworks de vigilância baseada em eventos adotados no CDC África;
Ali Abdulla nos apresentou uma ferramenta de Vigilância Baseada em Eventos, o EPHEM, também adotada em diversos países africanos através do escritório da OMS do mediterrâneo oriental.
Rogério Carminé, analista de sistemas e TI nos mostrou a fundo o repertório do app Guardiões da Saúde na vigilância de eventos em saúde no passado. Além disso, foram mostradas as funcionalidades e telas do aplicativo atualizado para o VBE de base comunitária.
Orientando nossas discussões sobre as metodologias e ferramentas para operacionalização da VBE tivemos Alexander Rosewell, coordenador da equipe de emergências em saúde pública da OPAS. E Jonas Brant, coordenador da Sala de Situação em Saúde da Universidade de Brasília.
Sala de Situação de Saúde – FS – UnB INSP – Instituto Nacional de Saúde Pública – CV Cabo Verde
Foto: Matheus Ponte/ ProEpi