O Diretor do Centro Regional de Vigilância de Doenças da CEDEAO, com sede em Abuja, Nigéria, realizou uma visita a Cabo Verde no âmbito da apresentação do plano regional para o reforço da resposta a emergências, financiado pelo Banco Mundial.
Durante a sua estadia, o diretor executivo visitou o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), onde conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto particularmente no contexto da resposta a emergências de saúde pública. A visita também serviu para explorar oportunidades de colaboração e fortalecer as atividades do INSP, especialmente na gestão de emergências.
O diretor teve a oportunidade de visitar várias instalações do INSP, incluindo o Laboratório de Entomologia Médica, responsável pela vigilância de mosquitos vetores de doenças. Na ocasião, o mesmo anunciou um possível apoio ao laboratório, disponibilizando equipamentos ou reagentes, conforme a necessidade.
A presidente do INSP, Dra. Maria Da Luz Lima, considerou a visita extremamente produtiva, destacando que a colaboração com o Centro Regional de Vigilância de Doenças da CEDEAO reforçará a capacidade do INSP, tanto na gestão de emergências quanto no aprimoramento da vigilância laboratorial.
“Essa parceria contribuirá significativamente para o fortalecimento das nossas atividades laboratoriais e da nossa resposta a urgências e emergências de saúde pública”, afirmou a presidente.