logo insp copy

ptenfr

14 de junho - Dia Mundial de Dadores de Sangue 2019 é celebrado este ano sob o lema “sangue seguro para todos”

Todos os anos, a 14 de junho, é assinalado o dia mundial de dador de sangue. Trata-se de um evento que tem como objetivo mostrar a necessidade de dar sangue, de produtos sanguíneos seguros e agradecer aos dadores de sangue pelo gesto salvador que fazem ao dar sangue.

Banner 25m X1m 01 copy copy copy

 

O tema da campanha deste ano é a doação de sangue e o acesso universal às transfusões seguras como elemento para alcançar a saúde universal. O slogan “Sangue seguro para todos” busca sensibilizar sobre a necessidade universal de sangue seguro na prestação de atenção à saúde e a função essencial das doações voluntárias para a consecução da meta de saúde universal. A campanha tem como objetivo engajar mais pessoas em todo o mundo a se tornarem doadoras regulares, o que constitui um suporte para criar uma base sólida e estabelecer um suprimento de sangue sustentável que permita atender às necessidades de transfusão de todos os que necessitam.

O sangue é um recurso precioso utilizado em procedimentos médicos e cirúrgicos complexos tanto para tratamentos programados como para os procedimentos de emergência, podendo ajudar a salvar e melhorar a qualidade de vida. O sangue também é essencial para tratar os feridos em várias situações de emergência como por exemplo desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc. para além de desempenha um papel vital na saúde materna e perinatal.

Em Cabo Verde, o Ministério da Saúde e da Segurança Social através do Programa Nacional de Segurança Transfusional, do Instituto Nacional de Saúde Pública, das estruturas de saúde e dos bancos de sangue em particular, realiza várias atividades com o intuito de assinalar a efeméride bem como de informar e sensibilizar a população para a necessidade de dar sangue sempre e de forma voluntária para salvar vidas.