logo insp copy

ptenfr

Dia Mundial das Hepatites Virais - 2019

No dia 28 de julho, assinala-se o Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, sob o lema “investir na eliminação das hepatites”. A campanha tem como objetivo chamar a atenção para a luta contra a doença, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo. Também constitui um momento de reflexão por parte do setor da saúde e os seus parceiros em relação às estratégias adotadas para minimizar o impacto das hepatites virais sobre as populações.

As hepatites virais constituem um problema de saúde pública, a nível mundial, e são considerados uma das maiores epidemias da atualidade. Segundo a OMS, 1 em cada 3 pessoas já foi infetado por algum tipo de hepatite viral e a maioria não sabem e correm o risco de evoluir para uma doença crónica, e um 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vitimas dessas enfermidades.

As hepatites virais têm uma boa hipótese de cura, se for diagnosticada precocemente e tratada corretamente. Porém, o risco deve ao fato de ser uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.

Neste âmbito, com o objetivo de promover a informação e a sensibilização da população sobre a enfermidade, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com o programa de Luta contra Doenças de Transmissão Sexual incluindo o VIH/SIDA, Tuberculose e Lepra pretende dar a conhecer sobre esta efeméride, atarvés de camapanha de sensibilização e de encontros tecnicos para análise da situação nacional.

banner 01 copy