logo insp copy

ptenfr

Situação de Saúde na Região CEDEAO semana epidemiológica 48 a 51

O Boletim Epidemiológico da Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS) traz informações sobre principais epidemias que estão a ocorrer na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Nas semanas epidemiológicas 48 a 51, os destaques foram na situação epidemiológica de Febre Hemorrágica de Crimeia-Congo (FHCC) em Senegal, onde um caso da doença foi confirmado. FHCC é uma doença zoonotica transmitida através a picada de carapas infetadas e contato com pessoas infetadas.

A Nigéria reportou novos casos de Febre de Lassa no mês do novembro e no inicio do mês de dezembro, foram confirmados casos da Febre amarela em Mali, na fronteira com Côte d’Ivoire.

Na semana epidemiológica 50 o tema de destaque foi o Carbúnculo ou Antraz. Guine notificou casos em pessoas e o Niger tive surtos em bovinos e ovinos. Na semana 51, o foco voltou para situação epidemiológica de Poliomielite e de Febre de Lassa na região da CEDEAO. Casos da Febre de Lassa foram registados em 5 países, enquanto 4 países reportaram casos da Poliomielite associadas a vacina oral.

Os boletins também trouxerem atualizações sobre a epidemia de Ébola na Republica Democrática de Congo (RDC).

q1 copy

df

Resumo de Eventos/Emergências em Saúde Publica na Região Africana da OMS notificados(as) pelos países membros ate semana epidemiológica 52

Fonte: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/330351/OEW52-31122019.pdf

Para mais informação, consultem:

https://www.wahooas.org/web-ooas/en/publications-et-recherches/bulletins-epidemiologiques

 https://www.afro.who.int/health-topics/disease-outbreaks/outbreaks-and-other-emergencies-updates