logo insp copy

ptenfr

Boletim Epidemiológico da OOAS destaca esta semana, pneumonia viral na China

O Boletim Epidemiológico da Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS) traz informações sobre principais epidemias que estão a ocorrer na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no mundo.

Nas semanas epidemiológicas 01 e 02, os destaques foram na situação epidemiológica da pneumonia viral associada com o novo coronavírus na China. Na primeira semana de janeiro de 2020, às autoridades sanitárias da Republica Popular da China comunicaram um cluster de casos de pneumonia viral de origem desconhecida na altura, na cidade de Wuhan. Os casos com sintomas respiratórios, começaram a aparecer nas ultimas duas semanas de dezembro 2019 e foram associados com a exposição num mercado de frutos de mar e animais na mesma cidade.

No dia 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas isolaram e identificaram o novo coronavírus (2019-nCoV9) como agente responsável para o surto de pneumonia atípica. Segundo a OMS, ate 11 de janeiro de 2020, foram confirmados 41 casos e 1 óbito na China. Casos associados ao surto na China foram confirmados em Japão e Tailândia.

Infeções por coronavírus humano são comuns e causam doenças leves a moderadas no mundo inteiro. No seculo XXI, dois novos coronavírus foram identificados; o Middle East Respiratory Syndrome Coronavirus (MERS-CoV) em 2012 no medio oriente e Severe acute respiratory syndrome (SARS) em 2003 na China. A grande maioria dos coronavírus afetam diferentes espécies de animais, eles raramente afetam pessoas ou transmitam de pessoa para pessoa.

hu

Distribuição Geográfica dos casos confirmados de novo coronavírus ate 20 de janeiro de 2020.

Fonte:https://www.ecdc.europa.eu/en/geographical-distribution-2019-ncov-novel-coronavirus-cases

Para mais informação, consultem:

https://www.wahooas.org/web-ooas/en/publications-et-recherches/bulletins-epidemiologiques

https://www.cdc.gov/coronavirus/index.html

https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en/

https://www.who.int/news-room/detail/13-01-2020-who-statement-on-novel-coronavirus-in-thailand

https://www.who.int/csr/don/16-january-2020-novel-coronavirus-japan-ex-china/en/