logo insp copy

ptenfr

COVID-19: Hora de levar distanciamento social a sério

Distanciamento social é uma das medidas de prevenção comprovadas para limitar a propagação de novo coronavírus, por isso é importante mudar nosso comportamento para salvar vidas.

'Distanciamento social' e isolamento' são frases muito utilizadas nas noticias recentemente. São duas intervenções críticas a serem postas em prática para limitar a propagação de novo coronavírus. Quando são adequadamente implementadas, 'distanciamento social' e 'isolamento' poderão diminuir a taxa de infeção na nossa comunidade e no país.

Isso foi comprovada com um aumento exponencial da doença em países onde medidas tais como distanciamento social não foram implementadas ou não foram respeitadas pela população.

O que é distanciamento social?

Distanciamento social refere-se a um conjunto de medidas de saúde pública que visa o abrandamento da propagação de uma doença altamente contagiosa pela criação de distãncia física adequada entre as pessoas.

Sabendo que o COVID-19 transmite-se através de gotículas contaminadas que são libertadas no ar quando uma pessoa infetada fala, tosse ou espira sem cobrir a boca e o nariz. Isso aumenta o risco da infeção de pessoa para pessoa. O risco da infeção é reduzido quando uma distância física adequada é mantida entre as pessoas.

O vírus também se transmite através superfícies contaminadas quando pessoas tocam nessas superfícies e tocam na boca, nariz ou olhos com as mãos contaminadas.

As medidas de distanciamento social incluem:

Ficar em casa;
No público, manter uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas;
Trabalhar em casa em vez de no escritório, caso houver essa possibilidade;
Encerramento das instituições de ensino;
Encerramento das instituições públicas e privadas;
Encerramento das instituições religiosas e da sociedade civil;
Evitar visitar doentes ou casas de familiares ou amigos. Privilegiar contacto via dispositivos eletrônicos;
Cancelamento ou adiamento das conferências e reuniões ou quaisquer atividades que visam a aglomeração de um grande numero das pessoas entre outras;
Os funerais devem ter o mínimo de pessoas (no máximo 15 a 20 familiares próximos).

O que é autoisolamento?

As pessoas que foram expostas ao novo coronavírus ou que regressaram de um lugar com transmissão local de COVID-19 correm o risco de ser infetadas pelo vírus e devem praticar o autoisolamento. Recomenda-se o autoisolamento por um período de 14 dias. Tempo suficiente para saber se a pessoa está infetada ou não.

Autoisolamento envolve:
Não sair da casa;
Não compartilhar coisas como toalhas, utensílios e outros itens pessoais;
Não receber visitas em casa;
Ficar a pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas em sua casa;
A lavagem das mãos com água e sabão frequentemente;
Praticar etiqueta respiratória.
Se aparecem sintomas tais como febre, tosse ou dificuldade em respirar, ligue o número 800 11 12.

Como se proteger se vai sair da casa?

Para pessoas que têm necessidade de sair de casa quer para realizar trabalhos imprescindíveis ou para aquisição de um bem essencial, é importante praticar o máximo distanciamento social possível tanto no acesso como nos locais de trabalho ou de compra;
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar um desinfetante à base de álcool;
Limitar o número de visitantes nas salas ou nas reuniões;
Sensibilizar o pessoal da limpeza, segurança e outros funcionários sobre o COVID-19 e as medidas de prevenção.

Simples atos como a lavagem das mãos com água e sabão, uso de um desinfetante à base de álcool ou simplesmente ficar em casa pode prevenir milhares de mortes. Faça o que puder para manter a si mesmo e a todos ao seu redor seguro, especialmente os mais suscetíveis à infeção, tais como os idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes.

#Seja Responsável

#Sta na bu mão!