logo insp copy

ptenfr

“Tenson Arterial, Djobi Sempre!” é o lema do Ano da Hipertensão Arterial e promoção de comportamentos saudáveis

IMG 0623 cvnxnfg copy

Encabeçado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), o Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis tem como lema “TENSON ARTERIAL, DJOBI SEMPRE!” O lema escolhido na língua crioula visa informar as populações a estarem atento aos fatores de risco para hipertensão arterial e para adoção de hábitos e estilos de vida saudável.

Durante dois dias, 13 e 14 de março, profissionais de saúde de diferentes regiões do país e de outros sectores, ONGs, e organismos internacionais estiveram reunidos, na cidade da Praia para elaborar um plano de ação do Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis, que foi lançado no dia 13, pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Trata-se uma iniciativa que elegeu o ano de 2019 como o ano para se envidar esforços e realizar ações multissectoriais com vista chamar atenção da população Cabo-verdiana sobre a esta doença crónica, os fatores de risco associados, os comportamento preventivos, as complicações e a promoção de comportamentos saudáveis.

Os trabalhos decorreram em quatros temáticos a saber, grupo de Advocacia e Mobilização de parcerias, o grupo de Comunicação e Mobilização Social, o grupo de Promoção e Prevenção de Comportamentos saudáveis e o grupo de Produção de Conhecimentos Literacia em Saúde. O resultado destes trabalhos foram apresentados em plenária e constituíram partes integrantes do plano de ação do Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis.