logo insp copy

ptenfr

Lema: Saúde também se aprende na escola

dia mundial da lavagem das maos f copy copy

 

15 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, sob o lema “Saúde também se aprende na escola”, cujo objetivo é demonstrar as crianças e adolescentes das escolas, a nível mundial, a importância que uma simples lavagem das mãos tem para a saúde de todos nós e fomentar a sua prática.

O incentivo à lavagem das mãos como um ato quotidiano de cuidado, além de trazer benefícios para a saúde e a educação, pode também fortalecer os movimentos para a melhoria das condições de saneamento básico, higiene e de acesso à água.

A lavagem das mãos é uma parte importante para manter os alimentos seguros, prevenir doenças e ajudar as crianças a crescerem forte. As mãos quando não lavadas corretamente (com água e sabão, por exemplo), podem ser as principais vias de transmissões de doenças (diarreias, resfriados, herpes, conjuntivite, entre outras). Por outro lado, lavar as mãos com sabão é uma "vacina caseira "que, quando praticada com regularidade e em momentos chaves, previne infeções e salva vidas.

Neste sentido e tendo em conta a importância da lavagem das mãos para a saúde do homem, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com a OMS tem levado a cabo uma série de atividades, com o objetivo de promover esta prática, há já alguns anos. As ações educativas sobre Lavagem /higienização das mãos e promoção de comportamentos saudáveis, são direcionados aos profissionais de saúde das áreas de apoio operacional e de manipulação de alimentos das referidas estruturas de saúde e aos serventes e cozinheiras das escolas do EBO.

As ações têm sido realizadas nos concelhos da ilha de Santiago, de forma aleatória e pretende-se que se estenda a todos os concelhos do País.

Até a presente data foram realizadas ações do género em Santa Cruz, Santa Catarina, Ribeira Grande de Santiago e algumas escolas do EBI na Praia e no Município de São Salvador do Mundo.  Este ano, o concelho escolhido é o concelho de São Domingos.

Assim, em parceria com a Delegacia de Saúde de São Domingos realizará uma ação educativa sobre a lavagem das mãos e comportamentos saudáveis, dirigida aos ajudantes dos serviços gerais da Delegacia de Saúde e às cozinheiras das cantinas escolares, e aos trabalhadores do serviço de saneamento da Câmara Municipal do referido concelho.

A Palestra terá lugar a 28 de outubro, pelas 11h, na Delegacia de Saúde do referido concelho.

Cartaz lavagem correta das mãos