logo insp copy

ptenfr

CNIS

A transição epidemiológica em Cabo Verde é caracterizada pela carga predominante de doenças não transmissíveis e com menos expressão, mas significativa, das doenças não transmissíveis e causas externas. Além disso o país enfrenta novos desafios, tais como, as alterações dos perfis de fatores determinantes da saúde de natureza ambiental, comportamental e outros ressaltando a necessidade de se reforçar a área da investigação em saúde que não tem acompanhado a evolução do binómio saúde/doença no país.

post surpresa copy copyO Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP) é a entidade do Ministério da Saúde cuja missão é "gerar, desenvolver e disseminar conhecimento científico e tecnológico em saúde e seus determinantes, visando contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria do sistema nacional de saúde, para o bem-estar da população Cabo-verdiana".

Criado em 2014, o INSP tem como um dos objetivos estratégicos para 2021 consolidar como uma instituição com liderança nacional, subsidiando e apoiando o processo de formulação de políticas, planos e processo de tomadas de decisões em saúde por meio de geração, desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico, em articulação com parceiros nacionais e internacionais.

No entanto, há necessidade de se fazer uma reflexão sobre a investigação no país envolvendo entidades com experiência na matéria e que conheçam a realidade nacional.

A atual conjuntura epidemiológica do país enfatiza a necessidade do investimento e incentivo à investigação com foco na inovação em prol de um desenvolvimento, focado para as áreas prioritárias, e que respondam de forma eficaz e eficiente aos desafios do Sistema Nacional de Saúde. Assim, há necessidade de se fazer uma reflexão sobre a investigação no país envolvendo entidades com experiência na matéria e que conheçam a realidade nacional.

Nesse contexto, o Instituto Nacional de Saúde Pública, vai realizar, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e demais parceiros, o Iº Congresso Nacional de Investigação em Saúde, sob o lema “Investigação, Inovação e Desenvolvimento”.

O Objetivo do Congresso é discutir a realidade investigativa na área da saúde em Cabo Verde, promover a troca de experiências entre investigadores nacionais e internacionais e incentivar a cultura de investigação, com vista ao reforço a investigação na área da saúde em Cabo Verde, fortalecimento da divulgação nacional e internacional da produção científica e ao reforço de uma rede de colaboração e de cooperação de investigação interdisciplinar e transdisciplinar.

banner site copy copy