logo insp copy

ptenfr

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

A 31 de maio, assinala-se o Dia Mundial Sem Tabaco, sob o lema “Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso de nicotina e produtos de tabaco”. A campanha mundial da OMS visa combater as táticas agressivas de comercialização levadas a cabo pela indústria do tabaco para atrair uma nova geração de consumidores, convidando os jovens a se unirem e a criarem movimentos para se tornarem uma geração livre do tabaco. Apela aos país, cuidadores e professores a ensinarem os jovens sobre os efeitos nocivos à saúde dos produtos de tabaco.

A nível mundial, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, dos quais mais de 7 milhões decorrentes do uso direto do produto e cerca de 1,2 milhão ao fato de serem expostos ao fumo passivo.

Em Cabo Verde segundo os dados do Ministério da Saúde mais de 100 pessoas morrem por ano devido ao uso do tabaco.

 Atualmente em que o mundo enfrenta a pandemia da COVID-19, uma análise de estudos realizados por especialistas em saúde pública convocada pela OMS, constatou que os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves com a COVID-19, em comparação com os não fumantes.

Banner Dia Mundial Sem Tabaco Dia Mundial Sem Tabaco copy