logo insp copy

ptenfr

Os Sócios do projeto PERVEMAC II promovem na Praia, formação de formadores para fomento de uma dieta saudável

Sob a Coordenação do Instituto Nacional de Saúde Pública decorreu, hoje, 09 de novembro, na cidade da Praia, uma formação de formadores para fomento de uma dieta saudável e uma agricultura sustentável, orientada para a saúde dos consumidores, promovida pelos sócios do Projeto PERVEMAC II “Agricultura sustentável e a Segurança Alimentar na Macaronésia”.

Esta ação de formação enquadra-se no âmbito das II Jornadas de trabalho do Projeto e tem por objetivo promover a transferência de experiências sobre o fomento de uma dieta saudável baseada no consumo de produtos vegetais particularmente em Cabo Verde.

A iniciatíva faz parte de uma série de atividades que estão sendo levadas a cabo pelos promotores do projeto, nomeadamente Cabo Verde, Açores, Madeira e Canária, através de um projeto piloto que está a ser implementado em três escolas do Município da Praia e São Domingos, a saber, Escola Nova Assembleia, Escola Júlia Costa de Achada de São Filipe e Escola de Cambodjana.

Segundo a Doutora Edna Lopes, representante do Instituto Nacional de Saúde Pública, neste projeto, esta atividade visa essencialmente, estimular modificação do comportamento alimentar nas crianças, numa primeira fase, na escolas piloto e posteriormente, noutras escolas do país.

A formadora Rosa Soares, da Direção Geral de Saúde Pública do Serviço Canário de Saúde, considerou que esta ação com vista a promoção de uma alimentação saudável, desde da primeira etapa da vida, ajuda a prevenir vários problemas ligados a obesidade e doenças crónicas não transmissíveis. 

Para Gestor da escola Nova Assembleia, Professor Mário Costa, trata-se um projeto muito bem aceite pela sua comunidade educativa, que nessa formação fez- se representar por professores, responsável da cantina e cozinheiras por forma a replicar os conhecimentos adquiridos com esta formação, no seio da comunidade educativa da escola Nova Assembleia para fomentar a adoção de uma dieta saudável.

Esta ação de formação destinou-se a comunidade educativa da escolas piloto e aos profissionais de saúde, instituições parceiras e organizações comunitárias.

PERVEMAC II, “Agricultura sustentável e a Segurança Alimentar na Macaronésia”, é um projeto de Cooperação em Investigação e Desenvolvimento que se desenvolve no âmbito da Agricultura e Segurança Alimentar. Estuda o impacto da presença de pesticidas, micotoxinas e metais pesados nos Produtos Vegetais, na Saúde dos Consumidores, que se consomem na região da Macaronésia (Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias).

Em Cabo Verde, o projeto conta com a participação das seguintes instituições: Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) e Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

 

IMG 4855IMG 4822 copy

IMG 4856