logo insp copy

ptenfr

Presidente do INSP visita Delegacia de Saúde da Praia

Tendo na agenda, o reforço da articulação e colaboração entre as duas instituições, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima e a Delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado, tiveram um encontro, ma manhã desta quarta-feira.

IMG 0263bgfO encontro serviu para discutir e articular as ações de colaboração, nos domínios da vigilância anti-vectorial, desenvolvimento de investigação entomológica e desenvolvimento de ações de promoção e prevenção da saúde.

Da parte do INSP, a presidente Maria da Luz Lima falou das melhorias que o Laboratório de Entomologia Médica (LEM) pretende implementar ao nível dos levantamentos dos criadouros e dos índices entomológicos que passam a sere realizados trimestralmente, com a emissão do Boletim Entomológico em tempo real, por forma a melhorar a intervenção das equipas de luta antivectorial em tempo oportuno. Informou ainda sobre alguns projetos de investigação que em curso, bem como da iniciativa “Ano Nacional da Hipertensão”. Lima considerou que a articulação ente as duas instituições têm sido excelentes.

Para a Delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado, as ações das duas instituições são complementares, designadamente na área de luta antivectorial e promoção da saúde. particularmente segundo delegada, o parecer cientifico apresentados pelo LEM através de varias investigação tem sido um grande contributo para pré-eliminação do paludismo no horizonte 2020.

O INSP é instituição do sector da saúde com vocação para produção de bases cientificas para subsidiar as politicas de saúde em Cabo Verde.