logo insp copy

ptenfr

Encontro de Coordenação da Iniciativa Ano da Hipertensão Arterial, decorreu, ontem na cidade da Praia

O encontro da coordenação nacional da iniciativa do “Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis”, realizado pelo INSP, no dia 03 de maio, teve como objetivo avaliar o grau de implementação a curto prazo e reforçar os mecanismos de coordenação das ações futuras.

Para o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e a Direção Nacional de Saúde (DNS) como atores primordiais no desenvolvimento desta campanha, conseguir-se levar essa mensagem para a população, concentrando todo o esforço para adoção de comportamento saudáveis e redução dos fatores de risco é o caminho a ser proseguido.

Em Cabo Verde, algumas doenças não transmissíveis constituem as primeiras causas de morbimortalidade, com destaque para as doenças cardiovasculares, cancros e diabetes. No quadro das doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial assume um peso importante tendo como base vários fatores de risco, entre os quais, o uso irracional do sal, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo. Por outro lado, a hipertensão é o principal fator de risco para algumas doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e a Insuficiência Renal Crónica (IRC).

A campanha “ANO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS” foi lançado, a 13 de março último pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social e trata-se de uma iniciativa que envolve vários parceiros e intervenientes da esfera publica e privado nacional.

IMG 1775 copy copy