logo insp copy

ptenfr

Presidente do INSP presidiu a abertura do III Congresso de Assistentes Sociais da Macaronésia

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, fez a abertura, hoje 16 de maio, do III Congresso de Assistente Social da Macaronésia, sob o lema “Serviço Social: Direitos Humanos, Justiça e Inclusão Social” realizada pela Associação dos Assistentes Socias de Cabo Verde na Assembleia Nacional, Cidade da Praia.

IMG 1918 copyNa sua intervenção a presidente realçou a vasta participação dos assistentes sociais nas atividades da saúde nomeadamente na saúde pública que engloba desde os aspetos da democratização ao acesso aos serviços de saúde bem como no atendimento direto na saúde, em Cabo Verde.

O III Congresso de Assistentes Sociais da Macaronésia, que se realizou 16 e 17 de maio de 2019 em Cabo Verde, promovido pela Associação dos Assistentes Sociais de Cabo Verde (AASCV), constituiu-se como um espaço de debate e reflexão para os Assistentes Sociais acerca das questões que afetam o exercício da profissão e seu objeto de trabalho, permitindo a construção de discursos coletivos acerca de importantes temáticas e, deste modo, concorrer para qualificar a ação profissional dos Assistentes Sociais e para a ampliação dos direitos de cidadania.

O Congresso de Assistentes Sociais da Macaronésia[1] é uma iniciativa da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS) de Portugal, que visa debater temas importantes para a profissão e para o bem-estar da população (público-alvo dos Assistentes Sociais). Os Congressos promovidos se assentam numa reflexão sobre a prática do assistente social, valorizam conhecimentos, perspetivam práticas, consolidam grupos profissionais. Nela se imaginam intervenções face aos velhos problemas sociais provocadores de não integração ou face às problemáticas da globalização. Pela partilha de conhecimentos, estratégias, definições, metodologias, critérios de intervenção, contribuiremos para uma cultura de parceria entre os

[1] Constituída pelas ilhas da Madeira, Açores (Portugal); ilhas de Cabo Verde; Canárias (Espanha).

IMG 1936