logo insp copy

ptenfr

INSP recebe a visita de uma Delegação timorenses de Inspeção e Fiscalização das Actividades Económicas e de Segurança Alimentar

A Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, recebeu em visita ao Instituto Nacional de Saúde Pública, na tarde desta segunda-feira 20, uma delegação da AIFAESA- Autoridade de Inspeção e Fiscalização das Atividades Económicas e de Segurança Alimentar da República de Timor Leste, uma congénere do IGAE.

Esta visita enquadra-se no âmbito de uma missão que está a decorrer em Cabo Verde de 20 a 21 de maio, desta Instituição timorense a sua congénere Cabo-verdiana e a outras instituições nacionais, para conhecer experiências e estabelecer parcerias em matérias de capacitação, laboratoriais e de troca de informações sobre produtos que circulam no mercado, para melhor proteção da saúde e da economia do Timor Leste.

IMG 2178fhsfjf copyDurante a estadia da Delegação timorense, no INSP, que foi acompanhado do Inspetor Geral do IGAE, Elisângelo Monteiro, puderam se inteirar das atribuições do Instituto em matérias de saúde pública nacional, visitaram os departamentos do Laboratório de Entomologia Médica e o Observatório Nacional de Saúde.

A Delegação timorenses foi constituída por, Abílio Oliveira Sereno, Coordenador da AIFAESA, Joanico da Costa Soares-Diretor da Administração e Finanças da AIFAESA e Gabriel da Costa, Diretor de Operações da AIFAESA.

A AIFAESA- Autoridade de Inspeção e Fiscalização das Atividades Económicas e de Segurança Alimentar é um instituto público da república de Timor Leste,      que tem por objetivo zelar pelos cumprimentos das leis que regulam e disciplinam as atividades económicas e de garantia pela segurança alimentar no Timor Leste. É uma instituição recém-criada e que está a dar os seus primeiros passos em matéria de fiscalização e Inspeção