logo insp copy

ptenfr

LEM capacita profissionais do laboratório para Implementação da técnica de Genotipagem na deteção de mutações knockdown -kdr em Anopheles arabiensis

Decore de 20 a 24 de maio, no Laboratório de Entomologia Médica do INSP, uma ação de formação no âmbito de técnica de Genotipagem para deteção de mutações knockdown -kdr em Anopheles arabiensis.

O Objetivo é implementação de técnicas para deteção de mutações no gene (Nav) associadas à resistência knockdown no mosquito Anopheles arabiensis, contribuindo para o conhecimento do status da resistência aos inseticidas desse mosquito no país.

A ação é destinada aos técnicos dos Laboratórios e baseia-se em exposições teóricas, processamento das amostras e amplificação por PCR para deteção de mutação de resistência no gene (Nav) que determina a mutação Kdr e está a ser ministrada pelo Professor Auxiliar na Unidade de Parasitologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa da Universidade Nova (IHMT/UNL), João Pinto.

Esta ação de capacitação enquadra-se no âmbito de monitorização da resistência aos inseticidas em populações naturais de mosquitos, bem como a deteção precoce de mutações associadas.

IMG 2209 copy