logo insp copy

ptenfr

80 crianças do Jardim da Cruz Vermelha contempladas com distribuição de kits de higiene oral de frutas

Atividades de junho mês da criança “promovendo a saúde infantil”

IMG 2539Cerca de 80 crianças do Jardim de infância da Cruz Vermelha, no Plateau, foram beneficiadas com uma ação de promoção da saúde infantil, realizada hoje, pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e a Direção Nacional de Saúde, através dos Programas Nacionais de Nutrição, Saúde Materno Infantil e de Vacinação, com a parceria da UNICEF.

As crianças receberam kits de frutas e de higiene oral como escovas de dentes bem como o livro “Saudinha” material pedagógico, produzido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social através do Programa de Saúde Oral para promover nas crianças a consciência de práticas regulares de higiene oral.

Também foi realizado uma pequena palestra ilustrativa sobre a alimentação saudável, priorizando o consumo de frutas, legumes, verduras e leguminosas, bem como a introdução dos micronutrientes “Vitaferro” para as crianças e da sua importância para redução da anemia nos mais pequenos. Durante esta sessão que foi ministrada pela Nutricionista Gizele Mota as crianças demostraram ter um bom conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável no seu desenvolvimento e na prevenção de várias doenças.

A Presidente do INSP, Dra. Maria da Luz Lima, reforça que esta é parte das muitas atividades como workshops, feiras de saúde infantil, estre outras, que estão acontecendo um pouco por todo o país, promovido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social através das delegacias de saúde nos municípios e nas comunidades que visam essencialmente dar uma atenção especial a esta faixa etária no seu ambiente habitual.

“Nós acreditamos que introduzindo na criança a cultura de promoção de saúde e hábitos saudáveis, a longo prazo serão adultos mais saudáveis e como melhor qualidade de vida.

O lema “promovendo a saúde infantil” vai nortear todas as atividades deste mês de junho, cujo o ponto alto será no próximo dia 20 de junho com a realização de uma mesa redonda, na Praia para se discutir e refletir sobre temas como prevenção dos acidentes domésticos envolvendo crianças, saúde mental das crianças e os problemas sociais que afligem esta franja da população.

O Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Carvalho, considera que se trata se uma iniciativa muito louvável que se enquadra perfeitamente no âmbito dos esforços do país para reforçar a dieta alimentar das crianças, mas também este projeto vai ajudar para o aumento da consciência dos pais e cuidadores para estas abordagens.

O VITAFERRO é um conjunto de vitaminas que foi introduzido para ser ministrados às crianças menores de cinco anos nos jardins de infância e nas estruturas de atenção primaria de todo o pias desde 2017, cujo objetivo é contribuir para a redução da prevalência da anemia em crianças menores de 5 anos.

Pois desde 1996 a prevalência era de cerca de 70%, tendo registado ao longo dos anos uma tendência para baixar 2005 era de 52% e de acordo com os dados de IDSR III de 2018 foi de aproximadamente 42% demostrando que a anemia em crianças menores de 5 anos continua a ser um problema de saúde pública no país.

A saúde da criança constitui uma das áreas prioritárias de intervenção no contexto das políticas públicas em Cabo Verde, por isso tem merecido a atenção dos serviços de Saúde que, aliados com vários parceiros têm apostado no desenvolvimento de diversas ações com vista a promoção da saúde infantil e a prevenção de doenças.

IMG 2541