logo insp copy

ptenfr

O CISM - Moçambique visita Cabo Verde

Uma equipa do Centro de Investigaçao em saúde de Manhiça – Moçambique (CISM),  chegou a Cabo Verde para uma visita tecnica de 4 dias (29 de julho a 01 de agosto), no ambito do projeto de apoio tecnico do centro de investigaçao em saúde de Manchiça ao Instituto  Nacional de Saúde Pública em colaboração com a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, cujo objetivo é melhorar as estrategias de controle e combate á malária.

IMG 3562 copyConhecer os avanços no processo de eliminaçao de malaria em Cabo Verde, e experenciar as estrategias de entevenção do pais que esta em fase de eleminação da melaria no horizonte 2020 contituem os principias objetivos desta missão.

A delegação foi recebida na manhã desta segunda feira 29, pelo Ministro da Saude e da Segurança Social, Arlindo do Rosario, bem como pelo Diretor Nacional de Saude, Artur Coreia.

Este esncotro foram ocasiao onde se abordou quetoes ligadas as prioridades do pais neste materia de luta contra o pladsmo por parte de Cabo Verde e ainda de partilha de experiecia de manhiça em relação a vacina para o combate a malária.

 Anida durante o dia , esta delegação manteve encontro com os seus parceiros nomeadanete a presidente do Instituto Nacioal de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, com o Coordenador do Programa de Luta contra o paludismo e a Vice-Reitora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

De acordo com o Programa da missão de 4 dias, esta delegação encontra com a equipa de tereno da Delegacia de saúde da Praia (equipa de luta antivectorial), o NOSI – Núcleo de Operação do sistema de Informação, e outras equipas de tereno da região norte da ilha de santiago.

Esta missão vem na sequencia de uma anterior visita que uma delegação chefiada pela Presidente do INSP, realizou a este país em junho deste ano.

IMG 3589