logo insp copy

ptenfr

Declaração da Epidemia de Ébola na República Democrática do Congo como Emergência de Saúde Pública de Alcance Internacional

No dia 17 de julho de 2019, o Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Dr. Tedros Ghebreyesus declarou a epidemia de Ébola na Republica Democrática do Congo como uma Emergência de Saúde Pública de Alcance Internacional (Public Health Event of International Concern, (PHEIC)).

A declaração veio apos as recomendações da 4ª reunião extraordinária do Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e apos a confirmação do primeiro caso de Ébola na cidade da Goma, o capital da Província de Kivu Norte na Republica Democrática do Congo, localizada na fronteira com a Ruanda.

A epidemia de Ébola foi declarada no dia 1 de agosto de 2018 na Republica Democrática do Congo, e ate 28 de julho de 2019, foram notificados 2687 casos, dos quais 2593 confirmados e 1709 desses, acabaram em óbito, segundo a OMS.

ebola virus

Uganda declarou a 6ª (sexta) epidemia de Ébola no dia 11 de junho de 2019. O país teve 3 (três) casos confirmados e todos acabaram em óbitos.

A atual epidemia de 2018-2019 no norte-leste da RDC é a segunda maior epidemia registada, desde que o vírus foi identificado em 1976.

A OMS recomenda para os pais membros;

  • Avaliar o nível de preparação para a deteção precoce e contenção inicial,
  • Atualizar planos de resposta com base nas lições aprendidas.
  • Trabalhar com populações para realizar mudanças comportamentais que reduzem o risco de transmissão.
  • Reforçar a vigilância em todos os níveis.

A OMS recomenda também que não há necessidade de implementar nenhuma medida de restrições ao movimento e comércio internacional.

Referencias

https://www.wahooas.org/web-ooas/pt/actualites/benin-burkina-faso-cabo-verde-cote-divoire-gambia-ghana-guinee-guinee-bissau-liberia-6

https://www.wahooas.org/web-ooas/

https://www.who.int/ebola/situation-reports/drc-2018/en/

https://www.afro.who.int/sites/default/files/2019-07/Ebola%20Virus%20Disease%20Sitrep%2030%2011th%20July%202019_1.pdf

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ebola-virus-disease