logo insp copy

ptenfr

Delegação da Convenção Quadro Controle Tabaco visita o INSP

O Administrador Executivo, Júlio Rodrigues, recebe em visita ao INSP, nesta quinta feira, 08, a delegação da Convenção Quadro Controle Tabaco (CQCT), que se encontra em Cabo Verde, no âmbito do lançamento do Estudo de Caso de Investimento da CQCT.  

IMG 3818 copyOs significativos danos devido ao uso do tabaco nos países em desenvolvimento são geralmente entendidos primariamente como questão de saúde. No entanto, sabe-se, que este atinge um amplo impacto no progresso social, económico e ambiental.  Este estudo visa salientar o ónus económico do uso do tabaco, os benefícios das intervenções prioritárias em toda a agenda dos ODS, e os custos da inação.

Este Estudo, também incluiu o peso atribuível ao tabaco na prevenção e no controlo das principais doenças não transmissíveis e também o custo específico do tabaco em outras áreas de desenvolvimento.

Esta visita também serviu para discutir e perceber o pulsar do trabalho preparatório que o Instituto Nacional de Saúde Pública em parceria com a CCCAD e a OMS estão fazendo para criar o Observatório Nacional de Tabaco, baseando em experiências da equipa do Observatório Nacional de Saúde e de Instituições parceiras Internacionais.