logo insp copy

ptenfr

Dietas Saudáveis

 

O Dia Mundial da Alimentação

Tema: AS NOSSAS AÇOES REPRESENTAM O NOSSO FUTURO.

ALIMENTO SAUDÁVEL PARA UM MUNDO # FAIMZERO

72465144 2544556358937569 4454558982115164160 n

 

Segundo a FAO, atingir a meta Fome Zero, não é somente enfrentar o problema da fome no mundo, quer dizer também alimentar as pessoas e cuidar do planeta. Esse ano, o Dia Mundial da Alimentação solicita ação para todos os setores para que todos possam desfrutar da comida saudável e sustentável. A ocasião apela a que todos nós comecemos a questionar o que comemos. Assistimos a estes últimos anos a uma profunda transformação da nossa dieta e nossos hábitos alimentares por causa da globalização, urbanização e aumento da renda.

Passamos de uma dieta sazonal, principalmente vegetal e rica em fibras para uma alimentação hipercalórica rica em calorias, rico em amidos refinados, açúcares, gorduras, sal, alimentos processados, carne e outros produtos de origem animal. Em casa, nós cozinhando cada vez menos, e consumidores, especialmente nas zonas urbanas, cada vez mais compram em supermercados, comem em fast food, na rua ou compram refeições prontas.

A associação de dietas pouco saudáveis e estilos de vida sedentários tem aumentado a taxa de obesidade, não apenas nos países desenvolvidos, mas também em países de baixa renda onde a fome e a obesidade coexistem frequentemente. Atualmente, mais que 670 milhões de adultos e 120 milhões de meninas e meninos (de 5 a 19 anos são obesos e mais 40 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso, enquanto mais que 800 milhões de pessoas sofrem de fome. Uma dieta ruim é o principal fator de risco de mortalidade em todo o mundo por doenças não transmissíveis (DCNT), incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. E maus hábitos alimentares, responsável por um quinto das mortes no mundo.