logo insp copy

ptenfr

INSP recebe a visita da Equipa da Avaliação Externa Conjunta de RSI-2005

Durante a manhã desta quinta-feira, 07 de novembro, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, recebeu em visita às instalações do INSP, uma equipa de peritos da Avaliação Externa Conjunta no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005), que esta a decorrer de 04 a 08 de novembro na cidade da Praia.

IMG 4597 copy copyEsta equipa visitou o Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Pública, o Observatório Nacional de Saúde, o Laboratório de Entomologia Médica e o Laboratório de Controlo de Qualidade de Água e Alimentos, todos sediados no INSP, onde puderam se inteirar sobre o funcionamento destas estruturas bem como o contributo dado no âmbito da vigilância sanitária nacional. O objetivo da visita é conhecer em loco as valências do INSP em matéria de Vigilância Sanitária no país.

Esta visita enquadra-se no âmbito do programa de visita à várias estruturas e instituições nacionais para a avaliação externa conjunta das capacidades essenciais do país no quadro do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005).

A avaliação externa conjunta é um dos componentes de seguimento e avaliação dos países no âmbito do RSI-2005 e que permite na perspetiva da one Health a identificação de boas práticas e oportunidades de melhoria continua visando o reforço ou a criação das competências necessárias para implementação do RSI-2005.

Trata-se de uma atividade essencial para apoiar os países para prevenir, detetar precocemente, responder e gerir os riscos para saúde pública de forma global, em conformidade com este regulamento internacional.