logo insp copy

ptenfr

Instituto Nacional de Saúde Pública promove Workshop Técnico sobre ambientes livres de fumo

No quadro da implementação da Convecção Quadro do Tabaco em Cabo Verde, o Instituto Nacional de Saúde Pública em parceria com a OMS realizou um Workshop Técnico de Promoção de Ambientes Livres de Fumo em Cabo Verde, no dia 21 novembro de 2019.

IMG 4762 copy copyEste Workshop teve como objetivo discutir e partilhar experiência entre as várias instituições parceiros do Projeto, nomeadamente o INSP, CCAD, OMS, entre outros, com vista a elaboração da estratégia e pacote de comunicação para implementação do projeto ambientes livres do fumo em Cabo Verde.

Trata-se de um projeto que está a ser implementado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, no quadro da sua missão na área da promoção da saúde e visa sensibilizar a população sobre os riscos do tabagismo passivo.

O Projeto conta com o apoio técnico e financeiro da OMS, e será implementado de agosto de 2019 a março de 2020.

O consumo do tabaco é um fenómeno que afeta de forma direta ou indireta toda a sociedade cabo-verdiana, e é hoje a principal causa evitável de doença e de morte a nível Mundial.

O tabagismo é, em absoluto, um assunto de interesse público e de responsabilidade social. A promoção e a criação de uma cultura sem tabaco é uma tendência mundial, e nesta mesma senda Cabo Verde tem adotado um conjunto de ações para proteger as populações dos malefícios de tabaco para saúde, nomeadamente a elaboração do Plano

Estratégico Nacional para o Controlo do Tabaco 2019-2023 e está a trabalhar na nova lei de prevenção e controlo do tabaco.

Cabo Verde faz parte dos 15 países do mundo e um dos 5 na região Africana da OMS, escolhido como parceiro do projeto FCTC 2030.  A Convenção Quadro do Tabaco (CQCT) preconiza como objetivo proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco.

workshop Técnico 3