logo insp copy

ptenfr

A Presidente do INSP participa da V Reunião do Ministros da Saúde da CPLP em Lisboa

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Publica, Maria da Luz Lima, participa junto como o Ministro da Saúde e da segurança Social, Arlindo do Rosário, da V Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 13 de dezembro de 2019, na sede da Organização, em Lisboa.

 cplp copyEsta reunião é precedida da reunião do grupo técnico em Saúde da CPLP (GTS-CPLP) que acontece de 11 e 12 de dezembro.

O debate geral contempla a intervenção dos ministros ou chefes de delegação sobre os contextos das políticas nacionais de saúde pública dos Estados-membros.

Em agenda, consta, igualmente, um debate sobre o grau da execução do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP) – 2018-2021, nomeadamente, sobre os instrumentos de governança do PECS-CPLP 2018-2021, as contribuições financeiras para a eficaz concretização e sustentabilidade do Plano Estratégico, e o papel das redes estruturantes (Rede de Institutos de Saúde Pública - RINSP, Rede de Escolas Nacionais de Saúde Pública – RENSP, e Rede de Escolas Técnicas de Saúde - RETS) e das redes de investigação (Redes de Investigação e Desenvolvimento em Saúde da CPLP - RIDES Infeções de Transmissão Sexual e VIH/SIDA, Malária) para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Estados-membros da CPLP.

Os estados membros da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste,

De recordar que a IV reunião dos ministros da saúde da CPLP, aconteceu em Brasília, de 24 a 26 de Outubro de 2017.