logo insp copy

ptenfr

Ministro da Saúde e da Segurança Social visita o INSP

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário realizou uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde.

IMG 5025 copyA visita teve como finalidade fazer um balanço das atividades do ano de 2019 e as perspetivas para ano de 2020.

Durante a visita o Ministro também se reuniu com os membros do Conselho de Administração do INSP e com os colaboradores da Instituição, onde para além de desejar as boas festas e reafirmar a sua confiança na equipa que lidera os destinos desta instituição, o Ministro também tomou pulso as realizações conseguidas durante o ano 2019 e os desafios e projetos macros para o ano que se avizinha. Não ficou de fora também a Agenda de Investigação para Saúde em cuja fase de validação está previsto para o primeiro trimestre de 2020.

 

Arlindo do Rosario, considerou que os desafios que se impõe ao INSP, no memento são importantes, mas que no próximo ano através do reforço dos laboratórios, a implementação da Agenda de Investigação para Saúde e a consolidação do Observatório Nacional de Saúde, as contribuições para as politicas de saúde e o papel do INSP serão reforçadas.

IMG 5011 copySegundo este governante o sector da saúde de um modo geral teve grandes realizações em 2019, nomeadamente o aumento do rádio médico/habitante que passou de 6 para 7,6/10.000 habitantes, a diminuição da transmissão vertical do HIV, a diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros. O investimento em mais de 10 milhões de contos em equipamentos de diagnóstico que serão operacionalizados nas estruturas de saúde de todo o país e em particular nos centros de saúde da Praia e São Vicente, como estratégia de descongestionar os hospitais centrais e apostar nos cuidados primários de saúde.

Afirmou que o ano de 2020 será o ano dos recursos humanos onde vai se apostar muito na contratação de mais profissionais para o sector, com previsão para entrada de cerca de 608 profissionais de diferentes áreas e a aposta na formação e capacitação em areais prioritárias e de interesse designadamente epidemiologia de terreno, entomologia médica, medicina geral e familiar que serão implementados ou consolidados no próximo ano.

De salientar que o Ministro da Saúde e da Seguranças Social exerce o poder de superintendência  sobre o INSP que tem como missão “Gerar, desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a saúde e seus determinantes, visando o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria do sistema de saúde, em prol do bem-estar da população de Cabo Verde” e ainda “coordenar e promover a adoção de políticas de promoção da saúde no país, numa perspetiva multissectorial e pluridisciplinar