logo insp copy

ptenfr

Equipa do INSP em reunião de planificação do ano de 2020

Durante os dias 08 e 09 de janeiro, todos os departamentos e serviços do Instituto Nacional de Saúde Pública estiveram reunidos no exercício anual de planificação das atividades.

A reunião de dois dias serviu também para se fazer o balanço do ano de 2019 e projetar novos rumos para os INSP neste ano de 2020.

IMG 5086 copyEsta reunião faz parte da cultura organizacional da instituição e de acordo com a Presidente do Conselho de Administração Maria da Luz Lima, trata-se de um importante encontro que permite manter o foco naquilo que são as prioridades da instituição, mas também as prioridades do país em matéria da saúde pública.

Maria da Luz Lima, que está adiante dos destinos do Instituto Nacional de Saúde Pública a pouco mais de um ano, desde de agosto de 2018, faz um balanço positivo da Instituição. Entre os principais ganhos de 2019, destacam-se a implementação da Plano Estratégico 2019-2021, o Plano Nacional de Promoção da Saúde, a criação e o funcionamento do Laboratório de Controlo de Qualidade de Água e Alimentos, a instalação do Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Pública, a Integração do Laboratório de Virologia no Laboratório de Saúde Pública, a realização do IIº Fórum Nacional de Promoção da Saúde e do Iº Congresso Nacional de Investigação em Saúde.

Este ano findo também foi lançado a iniciativa, ano da hipertensão arterial e promoção de comportamentos saudáveis, uma campanha, lançada sob o lema: “Tenson Arterial, djobi sempre”, em março de 2019, com o objetivo de contribuir para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis e reduzir os fatores de risco associados à hipertensão arterial e suas consequências, na população cabo-verdiana. Esta iniciativa redeu várias atividades de sensibilização descentralizadas desde palestras nas comunidades, marchas e caminhadas para chamada de atenção da população para prevenção desta doença, debates, formações e ações de capacitação, atividades desportivas entre outros, a nível de todas as ilhas do país.

Para esse novo ano, projeta-se um ano de consolidação de algumas atividades, nomeadamente na área de investigação com a conclusão de alguns projetos de pesquisa, a validação da Agenda Nacional de Investigação para Saúde e a publicação do Observatório Nacional de Tabaco.