logo insp copy

ptenfr

Dia Mundial do Cancro assinalado com uma mesa redonda da Praia

Eu sou e Eu vou” é o lema deste Dia Mundial contra o Cancro que foi assinalado hoje, 04 de fevereiro na Praia, como uma mesa redonda para discutir a situação nacional do cancro.

IMG 5467Durante a abertura do evento o Diretor Nacional de Saúde Artur Correia considerou que os desafios para o enfrentamento do cancro no país são vários nomeadamente o informação e sensibilização da população para o conhecimento dos fatores de risco e a prevenção, a procura precoce dos serviços de saúde e o diagnóstico precoce.

De acordo com Artur Correia 1 em cada 3 casos de cancro é previsível, nomeadamente por estilos de vida saudáveis, por isso há responsabilidades partilhada das estruturas de saúde, das instituições, mas também das comunidades, famílias e indivíduos para a prevenção do cancro.

Alias o alinhamento do lema deste ano constitui um apelo à ação empoderadora que exige compromisso pessoal e representa o poder das ações individuais tomadas agora para impactar o futuro. A mensagem principal é – seja você quem for, suas ações - grandes e pequenas - farão uma mudança positiva e duradoura na luta contra o cancro.

A mesa redonda para de reflecção sobre a situação do cancro em Cabo verde, foi realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, sob o lema “cancro seus fatores de risco e prevenção” e foi dirigido a profissionais de saúde e de vários outros sectores.