logo insp copy

ptenfr

Cabo Verde regista um Primeiro Caso Positivo de COVID-19

COMUNICADO - Ministerio da Saúde e da Segurança Social

Caros cabo-verdianas e cabo-verdianas,89375399 2485987214999036 6305969390277885952 o copy copy

O Governo de Cabo Verde comprometeu-se a fazer o acompanhamento constante, sério e detalhado da situação do país, em todas as Ilhas, no que diz respeito à pandemia do Coronavírus.

Comprometemo-nos a manter a população informada da situação epidemiológica do país e a divulgar o ponto da situação, sempre que novos dados o justificarem.

Neste ponto, cabe-me informar ao País que, infelizmente, recebemos hoje ,pelas 22,30mn.o resultado do primeiro caso positivo do teste de COVID 19.

Trata-se de um cidadão de nacionalidade inglesa de 62 anos de idade, que deu entrada na Boavista no dia 09 de março e    no dia 16 de março iniciou um quadro respiratório com tosse e febre.

O paciente encontra-se a hora do comunicado clinicamente estavel e a receber todos os cuidados necessários para evitar novos contágios e promover a sua total recuperação

Nestas circunstâncias, o Governo de Cabo Verde quer garantir aos cabo-verdianos que todas as medidas de gestão deste novo momento, em que Cabo Verde tem confirmado um caso positivo, foram ativadas e que contamos com o cabal cumprimento por parte dos cidadãos e das instituições para travarmos a propagação do Coronavírus nas nossas Ilhas.

Informamos ainda que os testes aos casos suspeitos de santiago (2) do sal(2) de santo Antão( 1) deram resultado negativo.

Contamos com o empenho dos profissionais de Saúde, das Autoridades nacionais, dos Parceiros internacionais, das Entidades religiosas, das pessoas, das Famílias, das empresas, da sociedade civil, enfim, de todos cabo-verdianos, para vencermos este enorme desafio.

Tudo faremos para proteger o nosso País.

O Ministro da Saúde e segurança social

Arlindo do Rosário