logo insp copy

ptenfr

Cabo Verde confirma mais um caso positivo de COVID-19, desta vez em São Vicente

O Governo de Cabo Verde, por meio do Ministério da Saúde e da Segurança Social, confirmou, na manhã deste sábado, 04 de março, mais um caso positivo de Coronavírus no país, somando assim sete casos confirmados.

F copyA paciente diagnosticada com o COVID-19, é uma mulher de 56 anos de nacionalidade chinesa, casada, residente no Mindelo, há 5 anos, sem histórico de viajem este ano. A sua situação clínica é estável e já se encontra em isolamento.

A senhora tem uma filha que esteve na Alemanha e regressou a cabo verde no dia 27 de fevereiro, entretanto, nem o marido nem a filha apresentaram nos últimos tempos sintomas de infeção respiratória.

Começou a ter sintomas desde o dia 18 de março e auto-medicou-se e procurou tratamento nu clínica privada onde foi diagnosticada uma pneumonia para tratamento domiciliar. A Senhora deu entrada no banco de urgência do Hospital Baptista de Sousa no dia 27 de março. Mesmo não tendo historia de contacto com um eventual caso suspeito e mesmo não tendo viajado para fora do país nos últimos tempos, foi enquadrada como caso suspeito e tomado todas as medidas necessárias e que estão definidas no protocolo de abordagem de caso suspeito.

O Ministro na sua intervenção endereço uma mensagem de serenidade e de confiança afirmando que desde o momento da entrada da senhora no banco de urgências tomaram todas as precauções e medidas preventivas como se se tratasse um caso positivo.

Afirmou também que a investigação epidemiológica deste caso vai seguir para se encontrar a fonte de transmissão e caso não for encontrado esta fonte será enquadrado como caso de transmissão local sendo que isso corresponde a transmissão comunitária onde não é possível identificar a fonte de transmissão.

Mas perante esta situação, segundo o Ministro isso não altera a estratégia definida e implementada pelas autoridades até agora em relação as medidas preventivas.

E é neste sentido, que o Ministério da Saúde e da Segurança Social apela a toda a população, especialmente os que estão em São Vicente, para o cumprimento rigoroso do estado de emergência e continuar a implementar as medidas preventivas.

Durante a conferencia de imprensa o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, fez acompanhar da Presidente do Instituto Nacional Saúde Pública e do Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos.

“É o esperado. Façamos todos, cada um a sua parte. Venceremos!”
Ministro da Saúde e da Segurança Social.

 

Assista a Conferencia de Imprensa neste link https://www.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/858748471266834/