logo insp copy

ptenfr

Adiamento do Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Habitualmente todos os anos assinala –se a 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão arterial.

WHD2020 Logo Oct 2020 copyEste ano devido a pandemia da COVID19, A Liga Mundial da Hipertensão (WHL) anunciou que adiará a celebração do Dia Mundial da Hipertensão Arterial (WHD) 2020 até 17 de outubro de 2020. Entretanto A efeméride tem como principal objetivo conscientizar a população para a prevenção da doença e o tratamento adequado a fim de evitar complicações que possam surgir.

O tema escolhido para o Dia Mundial da Hipertensão é “meça sua pressão arterial, controla-a e viva mais tempo,” com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a pressão alta (PA) em todas as populações do mundo.

Neste contexto de Covid19, alguns indivíduos com hipertensão têm risco maior de desenvolver complicações decorrentes do COVID-19 ou da própria hipertensão. Assim chama-se atenção para as seguintes situações:

Pessoas idosos acima de 60 anos, diabéticos, pessoas com doenças cardíacas, acidente vascular cerebral ou doença renal prévia, apresentam um risco maior de desenvolver doença mais grave pelo COVID-19 ou apresentar complicações da hipertensão. A esta população, recomenda-se estarem atentos e seguir as recomendações à risca!

Nomeadamente, fazer o controlo da sua tensão arterial em casa, tomar a sua medicação conforme orientação médica, seguir todas as recomendações feitas nas consultas, manter um estilo de vida saudável, incluindo manter boa hidratação alimentação equilibrada e atividade física regular para minimizar o risco de complicações cardíacas e pulmonares pelo COVID-19.