logo insp copy

ptenfr

INSP promove ação de formação de formadores em comunicação de risco para profissionais de saúde

 Cerca de 48 profissionais de saúde participaram, nesta terça-feira 16, de uma ação de capacitação em "Envolvimento Comunitário e Estratégia de Comunicação nas Estruturas de Saúde em contexto de Emergências Sanitárias", promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública em parceria com a OMS e UNICEF.

A ação que aconteceu através de plataformas digitais. Trata-se da segunda ação realizada com este propósito a nível nacional e enquadra-se no âmbito da implementação do Plano de Comunicação de Risco e Envolvimento comunitário e resposta à COVID19.

fgh copy

Através desta formação, o Instituto Nacional de Saúde Pública quer reforçar as competências técnicas nas diferentes regiões do país, para o envolvimento comunitário e a prevenção da covid19.

Os formadores foram experts da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseados no escritório regional Afro.

Os temas abordados abrangeram as noções de envolvimento da comunidade, a importância da abordagem centrada nas preocupações das pessoas, a conquista da confiança da população, os passos para a planificação das ações de terreno, e as estratégias de uma boa comunicação, tendo como atores os próprios técnicos de saúde.

De referir que esta ação contou com a participação de 10 agentes comunitários que a partir da próxima semana integrarão a equipa de sensibilização para o reforço dos trabalhos nos diferentes bairros da cidade da Praia, coordenado pelo INSP.