logo insp copy

ptenfr

Inquiridores e supervisores terminam formação para o inquérito sero-epidemiológico da infeção por SARS-CoV-2 em Cabo Verde

Cerca de 60 inquiridores e supervisores de todos os concelhos/ilhas do país terminaram hoje, 23 de junho, uma formação de dois dias para a preparação do trabalho de tereno do inquérito sero-epidemiológico da infeção por SARS-CoV-2 em Cabo Verde.

IMG 7769 copy copyEsta formação com parte teórica e prática, ministrada por profissionais de INSP, DNS, INE, OMS e Unipiaget, visa essencialmente capacita-los e prepara-los para a metodologia de trabalho de campo na recolha de informações através de dispositivos eletrónicos e a aplicação de testes rápidos de covid19. Os participantes das outras ilhas e municípios participaram por videoconferência.  

O Inquérito sero-epidemiológico da infeção por SARS-CoV-2 em Cabo Verde irá iniciar nesta quarta-feira 24 de junho, com o ato oficial de lançamento a ser presidido pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e tem como objetivo determinar a sero prevalência e o perfil da infeção pelo SARS-COV-2 na população Cabo-verdiana.

Pretende-se através deste inquérito colaborar para melhor conhecimento da extensão da epidemia em Cabo Verde e subsidiar estratégias, programas e políticas públicas governamentais de resposta a pandemia, adotar medidas de prevenção e de contingência mais assertivas e eficazes, apoiar processos de retorno às atividades quotidianas e identificar fatores socioeconómicos, epidemiológicos, demográficos e clínicos importantes na transmissão e dinâmica da epidemia.

De referir que se trata de um projeto do Governo de Cabo Verde, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde e Segurança Social, através do o Instituto Nacional de Saúde Pública e da Direção Nacional da Saúde em parceria com o INE, OMS, UNICV e UniPiaget.