logo insp copy

ptenfr

Ministério da Saúde e da Segurança Social, representado pelo INSP assina protocolo de cooperação com a Uni-CV

O Ministério da Saúde e da Segurança Social, representado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública, na pessoa de sua presidente, Maria da Luz Lima, e a Universidade de Cabo Verde, representada pela reitora Judite Nascimento, assinaram esta manhã, um protocolo de cooperação técnica e institucional em matéria de promoção e protecção da saúde, investigação, oferta formativa, e situações de emergências em saúde pública.

107376865 2584250185172738 6606791337212326908 o copyO Ato aconteceu na presença do Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário que considerou este protocolo veio formalizar as relações de parceria há muito existentes entre as duas instituições.

Para o Ministro trata-se de uma parceria cujo objetivo é muito mais abrangente, uma vez que está inserida no âmbito do reforço da capacidade laboratorial, face ao combate à pandemia da COVID19, e também nos objetivos da agenda estratégica do desenvolvimento de Cabo Verde 2030, mais concretamente, a questão da investigação.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública manifestou a satisfação com assinatura deste protocolo, e disse que a expetativa agora é colher muitos frutos da parceria com a Uni-CV.

“Congratulamos com a assinatura deste protocolo, há muito desejado pelo INSP e acredito também ser pela Uni-CV, que vem consolidar excelentes relações entre as nossas instituições, que já vem desde há muito, nomeadamente, nas áreas formativas, através da realização de aulas e estágios curriculares nos estabelecimentos do INSP e também na área de investigação, consolidado no contexto da pandemia, com a participação no projeto de investigação sero epidemiológico de Cabo Verde e na possibilidade de reforçar a capacidade de diagnóstico laboratorial da COVID-19”, esclareceu.

Maria da Luz Lima enalteceu que o trabalho de implementação deste protocolo deve ser feito em articulação com as diferentes partes envolvidas, de modo a enfrentar com competência e habilidade os desafios impostos.

De acordo com a Reitora da Uni-CV, este protocolo surgiu após uma relação longa e profícua, mas também múltipla e complexa, do ponto de vista positivo, uma vez que abrange diversas áreas.

“A Uni-CV está à disposição do Ministério da Saúde e da Segurança Social, no sentido de colaborar com o Sistema Nacional de Saúde para que se atinjam os objetivos preconizados, tanto no Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável, como para os objetivos da ambição 2030”, frisou.

A reitora Judite Nascimento reforçou ainda que a Uni-CV vai continuar a apoiar o Sistema Nacional de Saúde na capacitação de quadros, tanto na área de gestão, como na área de enfermagem e, agora, também na área de medicina, e sublinhou que entre o Instituto Nacional de Saúde Pública e a Uni-CV, deve-se desenhar naturalmente uma relação boa e gémea, através do pilar da investigação e da extensão.

A implementação deste protocolo será feita em estreita articulação com os serviços, departamentos e direções do Ministério da Saúde e da Segurança Social, designadamente, a Direção Nacional de Saúde, a Direção Geral de Planeamento Orçamento e Gestão, os hospitais centrais, o Instituto Nacional de Saúde Pública, entre outros, de acordo com as cláusulas definidas.

De referir que a cerimonia de assinatura deste protocolo contou também com a presença do Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, e da Diretora Geral do Planeamento Orçamento e Gestão, Serafina Alves, além de outros dirigentes do Ministério da Saúde e da Uni-CV.