logo insp copy

ptenfr

Crianças e adolescentes recebem palestra “COVID-19 Kids”

O Instituto Nacional de Saúde Pública ministrou, na tarde desta segunda-feira, duas palestras sobre a COVID-19, para crianças e adolescentes dos bairros de Calabaceira e Safende, no quadro do programa da colónia de férias em tempos da COVID-19, promovida pela Primeira Dama de Cabo Verde, a decorrer durante o mês de agosto.

IMG 6082 copyDestinada às crianças e adolescentes, com idade compreendida entre os 6 a 14 anos, esta colónia de férias, promovida pela Primeira Dama de Cabo Verde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Pública e a Delegação do Ministério da Educação da Praia, visa criar espaços seguros onde as crianças das comunidades possam preencher os seus tempos livres, com atividades que lhes fortaleçam, nesta época da pandemia, e lhes orientem sobre a prevenção da COVID-19.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, louvou esta iniciativa, considerando que a saúde pública é um processo de todos e que, no contexto atual, todos devem “dar as mãos” para se vencer esta pandemia.

“O Instituto Nacional de Saúde Pública está precisamente, aqui, para assegurar que todas as normas e medidas preventivas sejam cumpridas. Acreditamos que assim é que se começa, na infância para depois as crianças levarem para casa. Quem sabe isso não acaba por ser uma prática normal”, sublinhou.

Maria da Luz Lima salientou que algumas pessoas ainda pensam que as crianças não apanham a covid-19 e não são fontes de infeção. Entretanto, explicou que a ideia é elucidar que o risco da infeção de uma criança é igual a de um adulto e que elas também podem sentir menos sintomas e transmitir a infeção. Na mesma linha prosseguiu, dizendo que os jovens têm que saber que eles também podem desenvolver as formas graves da COVID-19.

Durante a palestra foram abordados conteúdos como noção geral da COVID-19, sintomas da doença, medidas de prevenção, designadamente, o processo e a frequência da higienização das mãos, a etiqueta respiratória, a demonstração do uso e descarte de máscara, a importância do distanciamento físico, e por fim uma sessão de perguntas e esclarecimentos.

Entre outras atividades programadas, além da palestra sobre a COVID-19, serão realizados ateliers de pintura e educação para a cidadania, oficina de teatro, momentos musicais, ginástica rítmica e plantação de árvores.

As turmas foram divididas por faixa etária em duas categorias, sendo a turma 1 abrangendo crianças de 6 aos 10 anos e a turma 2 com crianças de 11 aos 14 anos.

De acordo com a Primeira Dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, que fez a abertura da cerimónia, trata-se de uma experiência que vai permitir com que as crianças façam algo de diferente, neste verão.

“Há uma série de coisas que, a brincar, podemos trabalhar e ensinar as nossas crianças. Esperamos que, no fim destas quatro semanas, as crianças estejam mais atentas e convivam melhor, sem se sentir constrangidas por estarem umas com as outras com uso de máscaras e que saibam usar a máscara. Mais uma vantagem que todos sabemos, é que quando nossas crianças apreendem essas regras, elas transmitem também em casa e, muitas vezes, chamam atenção dos próprios pais e encarregados de educação quando não estão a cumprir essas regras”, frisou.

No entender de Lígia Fonseca, uma outra vantagem é que, por ocasião da reabertura escolar, os professores terão menos dificuldades em exigir que as crianças cumpram as medidas preventivas, nomeadamente, o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Esta colónia de férias irá abranger um universo de cerca de 350 crianças e adolescentes espalhadas por oito bairros da Cidade da Praia, designadamente, Calabaceira, Safende, São Pedo-latada, Achada Eugénio Lima, Várzea, Castelão, Alto da Glória e Fundo Cobom.

De referir que, além da Primeira Dama de Cabo Verde e da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, este evento contou também com a presença do Delegado do Ministério da Educação da Praia e do Diretor da Escola Secundária Manuel Lopes.