logo insp copy

ptenfr

Cabo Verde recebe donativo do Governo Português de materiais e equipamentos de diagnóstico da COVID-19

No quadro do combate à pandemia COVID-19 o Governo de Cabo Verde recebeu na manhã desta quarta-feira, 26 de agosto, do Governo Português, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, associado à Fundação Calouste Gulbenkian, um donativo de matérias e equipamentos para reforçar a capacidade de diagnostico da Covid-19 no País.

Equipamentos Covid copyO apoio consiste em dois equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT e materiais para os laboratórios de virologia que permitirão a realização de 1.000 testes para o diagnóstico da COVID-19 na Ilha de Santiago, duplicando a capacidade de resposta, e na ilha de Fogo, respondendo às necessidades das ilhas do Sotavento e encurtando significativamente o tempo de diagnóstico daquela região.

A cerimónia de assinatura do certificado de entrega e receção do donativo, foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Antonio Moniz.

Pela parte de Cabo Verde, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima assinou o documento de entrega dos equipamentos em representação do Ministério da Saúde e da parte do Governo de Portugal, o Embaixador António Moniz.

Para a representação Portuguesa trata-se de um gesto do Governo português para reforçar a capacidade de resposta das autoridades cabo-verdianas no combate à pandemia e disse ainda que para além desses materiais, foram doados reagentes e materiais e kits necessários para realizar os testes de PCR, reforçando em cerca de mil testes a capacidade laboratorial no País.

Já o Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, reconheceu o engajamento do Governo português na luta contra a covid-19, lembrando que desde início tem sido parceiro importante, principalmente na realização dos primeiros exames laboratoriais, feitos pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge através da parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde.

118378900 2624873541110402 649159950501969458 oO Governo de Cabo Verde considerou que a entrega desses equipamentos é mais um componente importante para a instalação de um Laboratório de Virologia na ilha do Fogo, e reforçar ainda mais as capacidades nacionais.

Com este donativo, pretende-se reforçar os laboratórios de virologia por forma a um maior impacto nos esforços de combate à Pandemia de COVID-19 e a médio e longo prazo, implementar outros testes laboratoriais com possibilidades de desenvolvimento de investigação local.

O apoio do Camões, I.P. está enquadrado no esforço conjunto do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL), coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e PALOP e TL contempla dois eixos de atuação: o primeiro ao nível da disponibilização de recursos e o segundo ao nível da formação e investigação, bem como uma vertente complementar de transporte e logística, avaliado em cerca de 3 milhões de euros e com a duração de 1 ano.